Cerca e 500 certificados foram entregues a alunos de dez escolas de nível médio da rede estadual de Rio Branco, nesta terça-feira, 13. A ação faz parte das atividades da Brigada Jovem pela Educação Sexual. O projeto, promovido pela Assessoria Especial da Juventude, tem o objetivo de capacitar adolescentes que possam atuar como multiplicadores na prevenção dos riscos decorrentes da iniciação sexual.
O curso de qualificação abordou temas como diversidade de gêneros, discriminação étnica e racial, sexualidade na vida humana, saúde sexual e saúde reprodutiva, drogas e violência, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e exploração sexual.
A subchefe da Casa Civil, Nazareth Araújo, representou o governador Tião Viana na solenidade e parabenizou os alunos formados. “É muito importante ressaltar que o governo do Estado faz políticas públicas para toda uma sociedade, e esses jovens estão participando da elaboração delas. É o que chamamos de democracia participativa, quando as pessoas estão amadurecendo e se envolvendo com as ações governamentais. E essa é uma política pública que entrega ao jovem a educação sexual, uma conquista que veio ao longo dos anos e que ele precisa se apropriar dela. Parabenizo a todos que forneceram essas informações e todos os alunos que se dispuseram a participar da capacitação”, afirmou.
Segundo o assessor Especial da Juventude, Thiago Higino, o projeto começou em Cruzeiro do Sul e formou 20 alunos, que se tornaram multiplicadores e formaram mais 60. O objetivo é difundi-lo a todos os municípios do Estado. “A Brigada Jovem pela Educação Sexual já atendeu os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó e Sena Madureira, e o objetivo é ampliar essa capacitação e levá-la aos demais municípios do Estado. Nosso desejo é aprimorar a formação dos jovens e entendemos que a prevenção é a melhor forma”, disse Higino.
O coordenador Especial da Juventude do Ceará, Ismênio Bezerra, também esteve presente a pedido do Conselho Nacional da Juventude e do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Juventude. Bezerra ressaltou a importância de mais um encerramento do curso. “Esse evento simboliza muito não só para o Acre, mas para todo o Brasil, já que é uma experiência genuína e bem sucedida do Acre e está servindo de modelo para todos os Estados. A Brigada Jovem aponta para uma perspectiva diferenciada - o projeto pensa no jovem hoje, no ápice da sua sexualidade”, salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário