terça-feira, 26 de junho de 2012

Thiago Higino assume a presidência do Conselho Estadual da Juventude do Acre



Durante a manhã de segunda-feira (25), o Assessor Especial da Juventude do Governo do Estado do Acre, Thiago Higino Mendonça, assumiu a presidência do Conselho Estadual da Juventude (CEJAC) e realizou a primeira reunião ordinária do ano, deliberando sobre diversos assuntos.

O Conselho que é um órgão consultivo e fiscalizador tem sido considerado um dos principais instrumentos de defesa dos direitos da juventude, sendo composto por representantes dos mais diversos seguimentos.
Com a presença de mais de 30 conselheiros de todo o Estado, Thiago foi empossado no lugar de Emanuel Viana que se afastou em cumprimento a legislação eleitoral.

Para o Coordenador Municipal de Juventude da prefeitura de Rio Branco, Otoniel Almeida o Conselho cumpre um papel fundamental na defesa e garantia dos direitos da juventude e, portanto deve estreitar os laços com os que gerem essas políticas públicas. “Sugiro aqui que nós possamos discutir a descentralização dos recursos federais para que eles cheguem até os jovens dos Estados e dos municípios. O ideal também da é que saia dessa reunião os eixos da política estadual para a composição das câmaras temáticas. Nosso objetivo é e sempre será a descentralização de políticas públicas para a juventude”, afirmou.

O Conselheiro do Poder Executivo, Marcos Brandão, falou da importância do CEJAC no processo de construção de uma nova realidade para os jovens. Brandão destacou os muitos desafios que ainda têm para serem superados e da importância de um trabalho conjunto. “Os jovens são protagonistas do próprio presente e construtores do seu futuro. No meu tempo diziam que nós éramos o futuro do país, mas não nos davam a responsabilidade de fazer parte disso. O conselho desempenha um papel fundamental neste processo de inserir os jovens na discussão do que lhes interessa”, afirmou.

Para Thiago Higino, o debate sobre políticas públicas para a juventude deve ser uma prioridade constante e feita pela legitimidade de um órgão que agrega representantes de vários seguimentos sociais. “Nós queremos um conselho forte, atuante e para isso é fundamental a participação de cada conselheiro que foi eleito para o cargo” afirmou.

Vale lembrar que de acordo com dados levantados pela assessoria especial de juventude, mais ou menos 65% dos acreanos tem menos de 29 anos, colocando, portanto a juventude na condição de fator determinante do futuro, partindo do entendimento que as realizações políticas, sociais e econômicas dependem do protagonismo juvenil.

Como encaminhamentos da reunião foram traçadas várias diretrizes, que vão desde apoio formal do órgão sobre alguns assuntos até a escolha dos meses para a realização dos próximos seminários. “Manteremos-nos em contato e escolheremos entre os dias 15 de setembro e 15 de novembro para a realização do seminário do CEJAC”, afirmou Higino.

O que é o conselho e como ele atua

O Conselho Estadual da Juventude do Acre (CEJAC) foi criado pela Lei estadual número 1.600, de 27 de dezembro de 2004. Ao conselho compete sugerir à administração estadual políticas públicas visando assegurar e ampliar o direito da juventude.

Entre as competências do conselho também estar o auxilio ao Poder Executivo na promoção e execução de projetos e programas para a juventude; monitorar e avaliar programas de governo e promove trabalhos que incentivem o despertar para a consciência cidadã na juventude acreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário