segunda-feira, 21 de maio de 2012

Governo faz parceria e lança campanha contra o abuso e a exploração sexual infantil

 Gina Menezes (Assessoria de Imprensa)
E-mail Imprimir
O governo lançou na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a campanha Vamos Proteger. Idealizada pela Assessoria Especial da Juventude, em parceria com diversas instituições, a campanha tem o objetivo de envolver a sociedade na proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.

Empresários locais assinaram documento e vão receber orientações (Foto: Assessoria)
Empresários locais assinaram documento e vão receber orientações (Foto: Assessoria)

Como primeira etapa da campanha, empresários do ramo do entretenimento assinaram um termo de adesão se comprometendo a evitar que crianças e adolescentes estejam em ambientes inadequados à faixa etária que permite a lei. Os empresários que aderiram à campanha através do termo de adesão receberão treinamento para lidar com situações que envolvam crianças e adolescentes. Parte desse treinamento será em relação à identificação nas bilheterias, à feitura do termo de responsabilidade para menor acompanhado e à inspeção de venda de bebidas.
“Lutar contra esses crimes cometidos contra as crianças e os adolescentes é um dos desejos do governador Tião Viana (PT) e uma das principais bandeiras de trabalho da assessoria, e para isso nós fomos buscar parceiros qualificados para nos ajudar”, informou Thiago Higino, Assessor Especial da Juventude.
Campanha conta com parceria de diversas instituições (Fotos: Assessoria)
Campanha conta com parceria de diversas instituições (Fotos: Assessoria)
Campanha conta com parceria de diversas instituições (Fotos: Assessoria)
Carlos Maia, procurador de Justiça responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, um dos parceiros mais engajados da campanha, falou da importância do trabalho em rede. Ele defende uma campanha permanente nessa área e que envolva toda a sociedade. “A violência sexual cometida contra crianças e adolescentes configura-se numa violência aos direitos humanos, pois fere a dignidade de pessoas que ainda estão em fase de desenvolvimento biopsicossocial”, disse Maia.
Romário Divino, juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco, falou das fiscalizações realizadas pelo Juizado da Infância e da Adolescência e da busca constante para não permitir com que essas crianças e adolescentes estejam em exposição a risco físico e social. O juiz falou também da importância de um trabalho conjunto entre governo, Judiciário e sociedade civil organizada para proteger as propensas vitimas “Esta iniciativa visa debater com a sociedade um assunto que causa tanto mal: nós sabemos que as crianças que são vitimas de abusos ficam com marcas profundas, prejudicadas no seu desenvolvimento como pessoas. Precisamos combater esta pratica.”
Participaram do lançamento da campanha representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Social, Instituto Socioeducativo, Secretaria de Turismo e Lazer e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, representada pelo titular da pasta, Nilson Mourão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário