Os moradores da 3ª Regional de Rio Branco participaram do 4º Encontro da Associação da Juventude da Baixada da Sobral (AJBS) para promover um diálogo mais amplo e direto com o poder público. Alguns dos temas debatidos foram sobre a qualidade e oferta dos serviços básicos prestados, a cobrança de maior atenção social e ainda a capacitação profissional. O evento foi realizado nos dias 02 e 03 de abril no Teatro Barracão.
O Secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Zen, e Thiago Higino, da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), foram os convidados do primeiro dia. Lembraram dos direitos e deveres dos jovens e ainda explicaram como funcionam as ações empregadas em suas pastas que priorizam o desenvolvimento sócio intelectual desse público.
Já o bate-papo do segundo dia foi conduzido por Adriana Evangelista, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Ilmara Cordeiro do Turismo (Setul), Luiz Martins, do Instituto Federal do Acre (Ifac), Elisson Azevedo, que representou o Secretário Adjunto de Esporte, e Francis Mary Alves, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM).
Foi o primeiro contato direto da presidente da FEM com os moradores da baixada desde que ela assumiu o órgão no começo do ano. Francis Mary reafirmou, em sua fala, o compromisso de garantir o acesso aos bens culturais para os moradores da Sobral, por meio do Teatro Barracão, e citou também uma parceria importante que tem ajudado a integrar a zona rural com outras experiências e saberes: o programa 'Arca das Letras'.
“Esse trabalho é executado pela FEM, por meio do Departamento Estadual do Livro e da Leitura, e Ministério do Desenvolvimento Agrário. O projeto implanta verdadeiras bibliotecas nas áreas mais distantes, em muitas delas só é possível chegar de barco, por exemplo. Agora estamos conversando para ver a possibilidade de desenvolver outras atividades culturais e artísticas nesses lugares. É um processo de construção que estamos iniciando”, explicou.
O 4º Encontro da ABJS ainda abriu espaço para homenagens. Duas adolescentes reproduziram o que haviam escrito em uma carta sobre a gestão de Tião Viana e no final agradeceram pelas políticas públicas adotadas no bairro pelo governo. Em outro momento, o nome do Major Juvenal, do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), também foi lembrado por ter conseguido reanimar o sentimento de segurança na 3ª Regional.
Outro ponto chave foi quando a Setul anunciou o lançamento do 'Aprendendo a Sorrir', projeto social que começa a ser implantado na Baixada para investir na capacitação de adolescentes na área do turismo. Em seguida veio a grande surpresa promovida por um grupo de jovens servidores e estagiários da instituição. Eles apresentaram uma performance musical com o sucesso 'Pescador de Ilusões', do O Rappa, e fecharam o encontro com palavras de esperança: “valeu a pena, ê-ê”, trecho da música.
“Tivemos um debate rico e propositivo entre a iniciativa pública e os moradores do bairro. Os secretários e representantes tiraram dúvidas, ouviram sugestões, críticas e ainda mostraram o compromisso do Estado com a comunidade através dos programas que desenvolvem”, comentou João Reis, presidente da AJBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário