terça-feira, 23 de agosto de 2011

ASSEJUV, IDM e SEPN lançam programa de qualificação profissional para jovens como forma de preencher as vagas do shopping.

Capacitação faz parte da política de inclusão  socioprodutiva do governo do Estado

curso_shopping__foto_angela_peres_2.jpg
curso_shopping__foto_angela_peres_4.jpg
Os cursos de capacitação oferecidos pelo governo do Estado vão qualificar 240 jovens (Foto: Angela Peres/Secom)
Rachel Rodrigues Dutra tem 24 anos e um filho, o pequeno Assaf. Ela já perdeu vagas no mercado de trabalho por não estar tão preparada quanto os concorrentes, e por isso conhece a importância da qualificação profissional. Rachel é uma entre os 240 jovens que serão capacitados pelo governo do Estado para disputar um emprego no Via Verde Shopping, que inaugura no dia 8 de novembro e será um dos maiores empregadores do Acre.

Os cursos de formação que vão atender aos 240 jovens é uma ação do governo do Estado entre a Assessoria de Juventude, Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional (IDM), Secretaria de Pequenos Negócios, Secretaria de Desenvolvimento para Segurança Social (Seds) e Secretaria de Indústria e Comércio (Sedict).

Os jovens foram selecionados pela Assessoria de Juventude com base no cadastro da Brigada Jovem, que reúne voluntários para trabalhar em ações sociais do governo do Estado, como a campanha contra a dengue e a ajuda às vítimas da alagação. Os escolhidos têm mais de 18 anos, não estão trabalhando ou cursando faculdade e pelo menos um membro da família é cadastrado no Bolsa Família.

“É uma forma de valorizar os jovens que participaram das brigadas e incentivar o voluntariado”, disse o assessor de Juventude, Thiago Higino. As vagas são distribuídas em quatro áreas: vendedor, estoquista, repositor e auxiliar de crediário.

Segundo Eloísa Pantoja, do Sistema Nacional de Empregos (Sine), ligado à Secretaria de Indústria e Comércio, os cursos que se iniciaram hoje são um desdobramento do termo de cooperação técnica assinado em 2009 pelo governo do Estado, quando o Executivo se comprometeu a capacitar mão-de-obra visando o mercado de trabalho aberto pelo shopping. “Não basta fazer cadastro no Sine, é preciso se qualificar. Hoje nós temos um novo perfil de empresas que não exigem experiência na hora de contratar, mas não abrem mão da capacitação”, comentou.
O gerente administrativo do empreendimento, Antônio Brito, falou sobre a oportunidade que os 240 jovens ganharam. “Hoje nós estamos proporcionando a vocês uma porta aberta para o futuro. O sucesso é fruto de escolhas acertadas. A formação vocês terão, mas chegar ao sucesso é uma decisão pessoal”, incentivou.

Os cursos fazem parte de uma política de formação profissional inicial e continuada que está em execução em todo o Estado. A meta para este ano é atender oito mil pessoas. “Este momento é mais uma constatação de que as coisas estão dando certo no Acre. Nosso objetivo é de que vocês saiam daqui seguros de si e do trabalho que vão desempenhar. Isso é fundamental para um bom profissional”, disse Irailton Lima, diretor-presidente do IDM.

“Eu sei o valor que um salário tem na vida de um jovem, de uma família, e imagino a alegria do momento em que vocês receberem o primeiro pagamento e mostrarem aos pais de vocês. O shopping se comprometeu a absorver pelo menos a metade desta turma que vai se formar, mas eu tenho esperança de que vamos ultrapassar essa marca porque vocês vão se destacar”, disse o governador Tião Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário