terça-feira, 7 de agosto de 2012

Assessor Especial da Juventude participa do programa Fala Secretário


E-mailImprimir
O programa Fala Secretário, transmitido ao vivo toda terça-feira, a partir das 8 horas, pela TV e Rádio Aldeia, Rádio Difusora e Agência de Notícias do Acre, recebeu na manhã dessa terça, 7, o assessor especial da juventude, Thiago Higino. Apresentado por Nilda Dantas, com participações dos ouvintes e telespectadores, o programa girou em torno das políticas públicas do governo do Estado do Acre para a juventude.
Antes de tudo, Thiago Higino explicou a diferença de um secretário e um assessor especial do gabinete do governador Tião Viana. Um assessor do governo não trabalha diretamente com a implantação de projetos, mas na articulação com as entidades de governo para que projetos sejam postos em prática. A assessoria da juventude se dedica à implantação dessas políticas públicas, mas também conta com um trabalho especial para os jovens de baixa renda e os que cumprem medidas socioeducativas.
Após ouvir as enquetes de rua sobre os anseios da população para a juventude, que demonstrou que as maiores preocupações dos jovens acreanos são a geração de emprego e o lazer, o assessor disse: “Hoje o que realmente o jovem precisa é de inclusão social e econômica. A grande preocupação do jovem é com seu futuro, emprego e renda”.
Thiago Higino falou também de como a assessoria foi capaz de realizar no ano passado as Conferências da Juventude em todos os municípios do Estado - um feito importante e que apenas dois Estados brasileiros conseguiram antes da Conferência Nacional de Juventude: Acre e Amapá. A etapa da conferência estadual também teve resultados bastante proveitosos, com a presença de quase três mil jovens, que discutiram seus anseios e desejos, levando suas propostas para a conferência nacional, ocorrida em Brasília, também no ano passado.
Ao responder perguntas enviadas pelos telespectadores e ouvintes do Fala Secretário, Thiago Higino falou um pouco de como a assessoria está de portas abertas para os empresários que estiverem interessados em trabalhar na formação de seus funcionários jovens. Outro tema bastante tocado foi o da Brigada Jovem, que hoje reúne mais de 1.200 alunos da rede pública e que já atuaram na guerra contra a dengue, operação alagação e, agora, na brigada jovem pela educação sexual.
Para encerrar, o assessor da juventude falou um pouco da Semana da Juventude, que este ano saiu de suas comemorações só em Rio Branco e chegou até Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. Já sobre a criação dos conselhos municipais de juventude, Thiago Higino encerrou o programa falando que, de abril para cá, começou-se a articular a criação de seis conselhos municipais. "Até 2014 teremos conselhos nos 22 municípios, mas hoje nós já temos ações de políticas públicas para juventude em todo o Acre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário