sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projeto Escolar de Erradicação do Trabalho Infantil encerra suas atividades

Conscientização social foi um dos principais objetivos da ação
"Trabalhar é correto, desde que seja lícito e no tempo certo”. Foi com a divulgação desta mensagem que a Escola Estadual Dr. Pimentel Gomes realizou o seu Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil, que teve suas atividades encerradas nesta quinta-feira, 10, em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
O projeto, executado de 25 de julho a 10 de novembro, contou com a participação dos alunos de 5º ano da escola, além do envolvimento da equipe gestora e da comunidade, representada pelos pais dos estudantes. Idealizado pela coordenadora escolar Ednilza Rocha, o trabalho contou com a realização de palestras, exposições fotográficas e pesquisas dentro e fora da escola sobre o tema trabalhado.
Tendo como objetivo a conscientização de que crianças e adolescentes precisam de cuidados e de educação para se tornarem pessoas mais responsáveis e cidadãs, o projeto teve parceiros de grande auxílio para o seu sucesso, como a SEE, o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Durante o encerramento do trabalho escolar, os alunos apresentaram danças temáticas e uma peça de teatro, onde duas crianças sofriam com o trabalho forçado pela mãe. A coordenadora Ednilza parabenizou todos os envolvidos e enfatizou a necessidade da conscientização social. “O mérito do nosso trabalho está no desenvolvimento de um olhar diferenciado sobre uma realidade crítica do nosso país. Através do trabalho árduo, estamos aqui hoje felicitando nossos parceiros e nossas crianças, motivo de nossa luta durante estes meses”.
Para o Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, experiências como a da escola Pimentel Gomes, que contribuem para a redução dos casos de exploração infantil e destacam a importância da educação como agente formador positivo, devem sempre receber incentivo. “Trabalhar com a qualidade de vida dos jovens é um trabalho contínuo e que requer dedicação e esforço. É necessário o diálogo constante para tratar da prevenção e da orientação necessárias para garantir o bem-estar de nossos jovens”, destacou o secretário.
As ações da escola também foram bem recebidas pelos pais que presenciaram as atividades propostas pela equipe do projeto. Gleisângela Menezes, mãe de um dos alunos participantes, sentiu-se imensamente satisfeita com a dedicação e empenho da equipe escolar. “O esforço conjunto sempre traz bons resultados, e desta vez não foi diferente. Com certeza, um dos melhores trabalhos promovidos pela escola Pimentel Gomes”, declarou.
Com previsão de continuar no próximo ano, desta vez trabalhando com outras séries além dos quintos anos, os organizadores também pretendem expandir as atividades propostas para três outros municípios além de Rio Branco, ainda dentro do tema “Trabalhar é correto, desde que seja lícito e no tempo certo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário